terça-feira, 20 de novembro de 2007

AS RUNAS






















AS RUNAS

Como podemos todos perceber, vivemos num mundo em que cada vez mais a tecnologia toma conta do nosso dia a dia. Não podemos viver sem ela, concordo. Inclusive sou feliz pois sou da geração limiar, que conheceu o mundo sem a tecnologia do computador e hoje consigo viver inserido dentro dessa nova era.
Por falar em NOVA ERA é justamente sobre isso que vou falar. Muito se especula a respeito do que seja ou do virá a ser ou até do que já pode ter sido a NOVA ERA. Estamos nela, vivemo-la a cada dia a cada hora que passa. Da mesma forma que a tecnologia avança, há um movimento inverso, de retorno às origens e de recuperação de todo o conhecimento Hermético e esotérico, que não tem uma cara própria, uma centralização. É o movimento do homem novo, do neófito, daquele que busca se encontrar verdadeiramente, essa é a face da NOVA ERA. Todos conhece a máxima do Oráculo de Delfos: “CONHECE-TE A TI MESMO”. Mas como conhecer-se a si nesse mundo em que cada vez mais não podemos ser nós mesmo, um mundo de preconceito, de competição pela força da globalização. Mas mesmo assim, a mensagem ecoa em nosso ouvidos: “CONHECE-TE A TI MESMO”. Os caminhos esotéricos são o caminho reverso, de busca interior, na tentativa de ver-se de fora para dentro e nada melhor do que um oráculo par abrir esse canal, essa porta de entrada para dentro de nós mesmos. Muitos oráculos estão ainda vivos e muito fortes nos nossos dias, como a astrologia, a numerologia, mas em especial as RUNAS. Runas são fascinantes pela sua simplicidade e pela sua subjetividade.


O QUE SÃO RUNAS?


Acredita-se que as Runas são um alfabeto criado com propósitos mágicos pelos povos nórdicos, mais conhecidos como Vickings. A palavra Runa tem origem germânica e significa “sussurro secreto”. As inscrições mágicas são feitas em madeira ou pedra, que são jogadas à sorte por um runemal.


QUAL A SUA ORIGEM?


Contam as lendas Vikings que os deuses moravam no Asgard, um lugar localizado no centro do mundo. Lá crescia a "Árvore do Mundo" ou Yggdrasil, cujas raízes eram desconhecidas e serviam de comunicação entre o planeta que habitamos e o Asgard. As Runas são miticamente associadas ao deus ODIN, maior de todos os deuses do panteão nórdico, que adquiriu o conhecimento através do seu ato de auto-sacrifício, ao ficar pendurado por nove dias e nove noites na "Árvore do Mundo" . O sacrifício de ODIN trouxe à humanidade essa escrita mágica, cujas letras, ou seja, as Runas, possuíam nomes com significados próprios, não com valor gráfico, mas com valor mágico.


COMO SÃO AS RUNAS?


O alfabeto rúnico consiste de 24 letras grafadas em madeira, pedra, metal ou couro e 1 em branco, chamada de Destino, conhecidas como 'FUTHARK'. Por serem inscritos dessa forma, os símbolos rúnicos tem um aspecto duro, sem traços suaves ou delicados, e dessa forma chegaram até nós. Cada Runa tem um nome associado a uma idéia.


QUAL A SUA FINALIDADE?


Com o passar do tempo e com o crescimento de outras formas de religiosidade, as Runas ficaram no esquecimento por muitos anos. Atualmente a tradição do "runemal" renasce, transformando-se num dos métodos oraculares mais famosos, juntamente com tarot, astrologia, numerologia e outros. As Runas são um oráculo, e como tal, nos dá previsões sobre o futuro, mas mesmo assim, elas não nos isentam da nossa responsabilidade de escolher o nosso próprio futuro, pois cada um tem em o poder maior: "O Livre-arbítrio". As Runas chamam a atenção para as forças e motivações ocultas, que já se encontram no momento presente, embora misteriosas para você.
As Runas são mensageiras do nosso inconsciente, facilitando o nosso auto-conhecimento e cultivando uma espiritualidade maior que nos liga ao Universo e ao verdadeiro propósito de nossa jornada: A Felicidade.


PARA QUE LER AS RUNAS?


Ao serem consultadas as runas, o consulente terá um direcionamento em todos os aspectos de sua vida, sabendo quais energias atuam no presente, quais as reservadas para o futuro. No momento da consulta, o consulente receberá as respostas para muitas de suas perguntas interiores. Dessa forma, as runas funcionam como uma orientação, uma condução delicada e sutil para que possamos nortear dúvidas, confusões mentais, buscas para situações aparentemente sem solução.
Portanto, ao fazer uma consulta, tenha claro em sua busca, que você estará indo ao encontro de respostas que o auxiliarão na descoberta de algo maior dentro de você mesmo.


O ALFABETO RÚNICO - FUTHARK.


Há 24 runas representadas por símbolos e uma runa em branco, a runa WIRD ou runa de Odin.
Cada grupo de oito runas formam um aettir ou família.

O primeiro grupo de oito Runas formam a família de FREYR :
Fehu Uruz Thurisaz Ansuz Raido Keno Gebo Wunjo

As iniciais grifadas formam o nome do alfabeto: 'FUTHARK'.

O segundo grupo de oito Runas formam a família de HAGAL:
Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Perth, Algiz, Sowilu.

O terceiro grupo de oito Runas formam a família de TYR:
Tiwaz, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Dagaz, Othala



Um comentário:

  1. Adorei seu blog!!
    só espero q te sobre um tempinho pra me responder no portal das runas rs
    bjs e muita luz pra vc, Dani.

    ResponderExcluir